Galera! Quando fui ver o filme A culpa é das estrelas, um dos trailers que mais me chamou atenção foi do filme "Se eu ficar". Olhei atentamente para cada detalhe do trailer, fiquei super animada, pois achei incrível a história. Decidi pesquisar, e o que eu descobri? O filme também teve origem de um livro, sobre o qual vou falar um pouco.
Autor(a): Gayle Forman
Páginas: 193
Editora: Novo Conceito
Pontuação: ❤❤❤❤❤
No livro conhecemos a história de Mia: uma garota tímida, que tem como paixão da vida dela tocar violoncelo. A família de Mia possui grande importância na história: seu pai tinha uma banda e largou tudo para se tornar professor de inglês. Sua mãe, de jovem rebelde se tornou uma “mãe ursa”, como costumam chamá-la, por se dedicar tanto ao seus filhos, mas ainda continua largando palavrões na casa inteira e diz que a vida é uma merda. Teddy é o irmãozinho de Mia. A relação deles é de muito amor um ao outro. Teddy só dormia ouvindo Mia tocar quando era bebê, e era só Mia que lia pra ele toda noite um capítulo de Harry Potter. Mia se sente um pouco deslocada por gostar de música clássica enquanto sua família é punk, mas isso não interfere no grande amor que ela sente por eles fazerem parte de sua vida. Seus maiores passatempos é sua família, tocar, Kim (sua melhor amiga) e Adam(seu namorado). Mia não compreende como Adam está com ela, já que é integrante de uma banda de rock chamada Shooting Star, que está ficando cada vez mais popular em Portland, mas o fato é que eles são extremamente apaixonados um pelo outro.
Já no começo do livro, nos deparamos com uma terrível fase de Mia: o acidente, o qual muda completamente sua vida. Uma coisa rápida e confusa. Em um momento estava ali, dentro do carro, com sua família, e de repente, estava parada no asfalto olhando o corpo de seus pais, de seu irmão e o próprio corpo. Mia observa os paramédicos chegarem e tentar reanimá-la. Confusa com toda aquela situação, ela acompanha a viagem até o hospital, e assiste a sua própria cirurgia: tudo como um fantasma, pois ninguém a enxerga, vendo a si mesma entubada e cheia de fios. A enfermeira Ramirez possui um papel muito importante na história: a única funcionária do hospital que se preocupava com os detalhes de Mia, se ela estava vestida, se seu cabelo estava limpo, e em lhe dar “bom dia”, em conversar com ela e lhe desejar melhoras. A mesma, é quem fala algo a Mia que muda toda a sua perspectiva: “Você acha que cabe aos médicos, aos medicamentos e as máquinas, mas se você fica ou se você vai, a decisão é sua.” É então que Mia tem que tomar a decisão mais difícil de sua vida: ela vai embora para um lugar com sua família ou ela fica e enfrenta uma vida solitária, ser órfã e meses de recuperação. Em meio a tudo isso, temos vários momentos de flashbacks de Mia com sua família, seus amigos ou com Adam. O final não posso contar: a decisão de Mia.
O livro é realmente incrível, e para nossa felicidade, já virou filme! (confesso que chorei demais no filme)
Que tal dar uma olhada no trailer?
Me surpreendi com o final do livro, é de deixar qualquer um (sem exceção) morrendo de curiosidade!
E pra quem já leu, e como eu PRECISA saber o que acontece com Mia, não se preocupe: o livro tem continuação!!!! Essa notícia me deixou muitíssimo animada, e fui correndo comprar a continuação, que logo logo, ganhará espaço aqui no blog para sua resenha. Veja a continuação:
Achei que, de alguma forma, esse livro nos diz "indiretamente" que devemos valorizar muito nossos amigos e principalmente nossa família pois, em um momento tudo está bem, mas em outro tudo pode mudar. Gostei também da decisão de Mia, foi o que ela achou melhor para si.
Então pessoal, não deixem de ler essas maravilhosas obras de Gayle Forman, vocês vão se surpreender!
Com carinho,
Larissa.
olá parceira! marquei vc em uma tag no meu blog! dá uma olhadinha : estante-da-ray.blogspot.com
ResponderExcluir